VAMOS TER EXPOSIÇÃO SIM … mas…

VAMOS TER EXPOSIÇÃO SIM…

No período de 24 a 27 de julho, próxima semana, Recreio estará  vivendo mais um período de Expô, como passou a ser chamada a Exposição Agropecuária e Industrial de Recreio. Como  todo ano, desde a quarta ou quinta, nos primeiros meses do ano, corre aquele boato de que não haverá a Festa. É talvez uma tática, uma forma de tirar de ideia algumas pessoas que não fazem parte do ” time que está vencendo”. Na primeira década das exposições, quando se falava em novos nomes pra fazer parte das comissões os organizadores diziam que não podiam mexer no time que estava vencendo e assim , de política em politica, foram participando da organização dos festejos praticamente as mesmas pessoas…mudando um ou outro conforme cada gestão. Hoje nem comissão central tem mais, pelo menos o que se fala de uns anos pra cá, tanto nesse atual governo como no anterior é que a festa é terceirizada. Sim, ela pode ser terceirizada no que diz respeito a shows…publicidade… venda de espaços…  mas quem assume esse compromisso será que passa a determinar tudo que pode acontecer , comprando até o direito de decidir sobre isso ou aquilo que pode ser mostrado? Só temos certeza é que sendo assim, todo ano, o cartaz com a programação oficial sai algumas semanas antes da exposição, num intervalo de 5 a 3 semanas apenas antes da abertura oficial. Eu me lembro que quando eu procurava pela programação da festa pra divulgar em meu jornal, os organizadores diziam para que eu aguardasse o cartaz… e assim foi por algum tempo. Mas mesmo assim eu divulgava um ou dois dias depois do cartaz circular. Mas esse ano, o cartaz ainda não circulou e já estamos há uma semana da festa. Tudo provavelmente devido a tal terceirização. (Será que isso é levado legalmente para deliberação do Legislativo? fica a pergunta)

Por outro lado, a festa perdeu muito de seus propósitos. Vingou o artesanato, o concurso leiteiro, o aspecto de lazer e diversão… mas o  espírito de privilegiar esse ou aquele continua. Os barraqueiros são geralmente os mesmos… até mesmo os artesãos e pra ficar ainda mais dificil nem comissão geral tem mais…  Há um responsável por esse ou aquele setor mas nada com infraestrutura adequada de uma comissão central… e assim chega ao ponto de não se saber de quem é dever e direito de fazer isso ou aquilo durante a festa. No que diz respeito ao trabalho do Concurso Leiteiro , Artesanato e Shows , iluminação, lazer e toda a sua organização de espaço e funcionalidade tem sim responsáveis que dão conta do recado. Mas eu reclamo aqui é pela falta de dedicação para voltar as mostras de nossa agricultura, nossa indústria, nossos artistas que ficaram assim sem seus espaços. Muitos querem participar , artistas e agricultores, indústrias mas como acontece todo ano não se sabe a quem recorrer para garantir sua participação em seu espaço e momento.

Mas parece que os organizadores só querem mesmo é usar o momento e o espaço pra sua mídia , sua política e dar a entender que o público de uma forma em geral só tem mesmo o direito de ter seu lazer e diversão garantida bem como evidenciar o consumo de bebida pois o espaço é todo tomado praticamente pra bares e similares. E assim ficamos sem trazer para esse momento de glamour que todos nós gostamos , o momento de aculturação e compartilhamento de emoções que nossa arte, enfim que nosso folclore, e outras expressões  culturais e nossos talentos locais poderiam nos proporcionar com seus encantos naturais.( e VENDER também os produtos e serviços dos santos de casa)

Enfim, vamos ter exposição sim… igual às outras… ou não?

(Marco A. W. Freitas)

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.