Recreiense divulga esclarecimentos sobre as bactérias da Barra do Braúna

Luciano Ribeiro ( da Loja NILTON PESCA E CAMPING) publicou em sua página no Facebook, informações esclarecedoras e bem oportunas sobre as bactérias encontradas nas águas da barragem da Usina Hidrelétrica BARRA DO BRAÚNA.

Por acharmos de grande importância , solicitamos ao Luciano  permissão pra divulgar e ele nos enviou cópia do texto que divulga em sua página na rede social. O texto está na íntegra em nosso site JR MINAS . O Luciano foi um dos primeiros a interessar por esse problema das cianotoxinas de forma pública e procurou as autoridades e o resultado foi um pedido da Câmara Municipal de Recreio, em atenção a um requerimento do vereador Paulinho Pintor para uma audiência com a Brookfield, empresa que administra a Usina Barra do Braúna. Em resposta o vice-presidente de meio ambiente da Brookfield ,  Antônio Fonseca dos Santos, através de e-mail à Câmara Municipal, respondeu aceitando o pedido do encontro e deu outras informações sobre o que já vinha sendo feito pela direção da Barra do Braúna Energética SA.

Só que a reunião, a tão esperada audiência aconteceu de portas fechadas, podendo participar dela apenas os que foram convidados das secretarias de saúde e do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, câmara, prefeito, a Brookfield e a Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável ( Supran), no dia 7 de novembro. No dia seguinte, o Luciano Ribeito recebeu um telefonema do Dr. Gustavo Sbrissia , Gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade na Brookfield Energia Renovável. . O Luciano publicou em tópicos toda a conversa que teve com o gerente do meio ambiente da Brookfield em sua página no Facebook.

A direção de O Jornal de Recreio,Minas na pessoa de seu titular Marco Antônio Werneck de Freitas ao saber da divulgação pelo próprio Luciano solicitou dele permissão pra divulgar e o Luciano prontamente concordou, uma vez que tal diálogo tinha prévia permissão do Dr, Gustavo de poder ser levado a conhecimento público.

Veja no site JR MINAS na íntegra a publicação.

Agora é esperar pelo comunicado oficial que será feito de forma única conforme ficou decidido na reunião fechada do dia 7, mas somente depois da reunião , ainda esta semana, com as prefeituras, regional de saúde e secretarias de saúde contando com a presença de integrantes da empresa de Belo Horizonte . Depois dessa reunião será feito um comunicado único à população falando e esclarecendo sobre a situação das cianobactérias que estão nas águas da barragem da Barra do Braúna. 

Em sua página no Facebook ,  Luciano Ribeiro termina com essas palavras: “Agradeço aqui ao Gustavo Sbrissia pela atenção e informações prestadas e deixo aqui minha opinião pessoal,prefiro esperar que estudos sejam aprofundados e respostas dos órgãos de saúde pública para voltar a pesca e lazer e,quem quiser maiores informações e ouvir a gravação da conversa pode me procurar que estarei a disposição para o que puder esclarecer. Minha intenção é somar, é poder ajudar a população a ter a segurança de ter seu lazer e aos profissionais da pesca em ter seu ganha pão, mas com segurança e qualidade para eles e para quem vai consumir o pescado.”

( ESTA NOTÍCIA FOI DIVULGADA NO PROGRAMA “NOTÍCIAS DE RECREIO,MINAS” NA RADIANTE RECREIO RádioWeb ,1o.novembro.2016, às 17 horas e também em intervalos musicais da RECREIO MINAS WebRádio .

Veja no site JR MINAS na íntegra a publicação.

Esta entrada foi publicada em SOLUÇÕES. Adicione o link permanente aos seus favoritos.