FUNERAIS PELA HORA DA MORTE

RECEBI UMA MENSAGEM POR EMAIL de Sebastião Alexandre que denuncia um fato que mostra como isto vem acontecendo :
Em resumo ,segue o email :
“GOSTARIA DE APROVEITAR A SUA PÁGINA PARA COMUNICAR UM FATO CONSTRANGEDOR QUE ACONTECEU NO DIA 24/04/2012,QUANDO FUI A RECREIO PARA ENTERRAR MEU PAI.
CHEGANDO LÁ NA CAPELA, FUI ABORDADO PELOS COVEIROS QUE ME DISSERAM QUE EU TERIA QUE PAGAR A QUANTIA DE R$ 150,00. SEGUNDO ELES A ORDEM VEIO DO ENCARREGADO DELES (…),E EU NÃO CONCORDEI EM PAGAR POIS ISTO É ILEGAL,O MEU PAI TINHA PLANO FUNERÁRIO E JÁ ESTAVA TUDO PAGO,ENTÃO ELES SIMPLESMENTE FORAM EMBORA E ABANDONARAM O CORPO DO MEU PAI LÁ NA CAPELA E EU E MEUS IRMÃOS TIVEMOS QUE CARREGAR O CARRINHO COM O CORPO DO MEU PAI E AINDA TIVEMOS QUE SEPULTÁ-LO . NÓS MESMOS POIS OS COVEIROS SE EVADIRAM E NÁO NOS DERAM NENHUMA SATISFAÇÃO.ISTO É UM ABSURDO,UMA EXTORSÃO,NÓS LIGAMOS PARA A POLÍCIA (…) QUE FICOU DE RESOLVER (…). ONDE ESTÁ O RESPEITO E A JUSTIÇA NESTA CIDADE,PELO AMOR DE DEUS ISTO É UM ABSURDO,ELES NÃO PODEM CONTINUAR COM ESTA COBRANÇA INDEVIDA E ILEGAL. POR FAVOR ME AJUDEM A DIVULGAR ESTA INFORMAÇÃO PARA QUE ISTO NÃO OCORRA COM OUTRAS PESSOAS.O NOME DO MEU PAI É BELTRANDE CASSANGNE E FOI MORADOR DE RECREIO POR MAIS DE 90 ANOS… DESDE JÁ AGRADEÇO A TODOS.( Sebastião Alexandre sa.andre01@hotmail.com )

No final, o e-mail mostrava toda a sua indignação dizendo que tinha TUDO GRAVADO NO CELULAR E que enviaria DIRETO PARA OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E REDES SOCIAIS ( o que fez em novembro do ano passado ). E que iria até acionar a justiça E PEDIR AS DEVIDAS INDENIZAÇÕES POR DANOS MORAIS,CONSTRANGIMENTO PÚBLICO e etc
E fazia um apelo ao então prefeito (gestão 2009/2012) com estas palavras:” ESPERO SINCERAMENTE QUE ALGUMA PROVIDÊNCIA SEJA TOMADA PARA QUE ISTO NÃO OCORRA NOVAMENTE”.

Aí eu escrevi assim:

FUNERAIS PELA HORA DA MORTEDireto no assunto e no problema. Mas que não é tão difícil assim de ser resolvido. Não tem acontecido somente em Recreio, em outras cidades da região o fato de vez em quando também faz parte do comentário geral. Recordo do último enterro que fui na vizinha cidade de Leopoldina quando o féretro teve que ser feito antes das 3 horas da tarde por motivos de que funcionários da Prefeitura que cuidavam diretamente do sepultamento não poderiam mais fazer o serviço depois desse horário, pois o cemitério fecha às 15 h .
Aí vem a pergunta : “Por que tem que trabalhar até esta hora? Alguma superstição? Llegislação proíbe enterro depois deste horário ou é direito adquirido funcionário público não poder trabalhar em cemitério depois das 3 da tarde?”
Em Recreio, os envolvidos no problema já postaram até vídeo na internet no You Tube. Em um desses vídeos , focalizando fato acontecido em nossa cidade, houve até pedido de pelo menos 150 reais para que se pudese continuar com o sepultamento, se passasse das três da tarde…Eu fico pensando, o quê será que faz prefeito e vereadores não verem esse problema e determinar um horário mais adequado ou fazer revisão de turno dando mais emprego para que houvesse mais dignidade e menos dissabores nesta hora tão sofrida pelos familiares . Não há necessidade de se alongar no assunto, falando nas diversas situações problemáticas que isso provoca mas fica aí o pedido ao executivo e legislativo para que não criem situações que irão favorecer as empresas ou profissionais que vivem dos serviços funerais a ficarem donos da situação, usando desse problema para faturar mais um pouquinho, sabendo-se que há exceções quanto à demanda. Recordo de um amigo meu que trabalha em funerária que até mesmo essa imposição de horário atrapalha nos seus serviços pois ele tem que se virar quando tem que atender a mais de um pedido , não tendo um tempo mais apropriado para prestar os serviços contratados.
Com a palavra o Legislativo e o Executivo dessas cidades onde ocorre esse tipo de problema para que os cemitérios não fiquem assim sem funcionários no horário depois das 3 horas da tarde. Já é hora de criar turno de revezamento, plantonistas… Ou então ficaremos na mão de empresas particulares que ficarão senhores da situação, e assim onerar ainda mais os valores de despesas dos enterros que por que não dizer, por hora, que já estão com os preços pela hora da morte. ( MARCO DE FREITAS )

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.