O samba que consagrou Nena

        Recreio de Boa Memória (*)

         Nena

                      por A de Antônio

            Nena , todos conhecem, pelo menos na região de Recreio,Minas quando se fala em Escola de Samba, principalmente em se tratando de ERUS, Escola de Ritmos Unidos do Samba.

Seu nome é José Batista Cordeiro ,filho de Manuel Batista Cordeiro e Clara Maria Isabel, já falecidos.

Nena ficou conhecido por ser o autor do samba ESCUTA A BATERIA,MEU IRMÃO que foi o primeiro samba da ERUS, em 1962 quando a escola saiu pela primeira vez. Até hoje seu samba é cantado toda vez que a escola desfila, pelo menos enquanto a bateria começa a fazer  o aquecimento para dar início à apresentação na avenida.

Ele foi ritmista da escola, desde aquele ano, durante muito tempo. Quando garoto foi carreiro, no Sítio do Serrote (São Mateus).Depois mudou para a cidade e passou a ser pedreiro. Gostava de sair com os amigos como todo jovem e tudo sempre acabava em música, cantarolando com a turma os sucessos da época e com as canções que compunha na hora. Escuta a Bateria,Meu Irmão foi a que marcou mais e por isso mesmo não ficou em esquecimento como as outras.

Nena nasceu em 4 de maio de 1938 e hoje mora com as irmãs Nelsina Batista Santiago e Nesseolina Batista Lima , em Recreio,Minas, no bairro Nossa Senhora de Fátima.

  Samba do Nena

Escuta a bateria, meu irmão,

Vem ouvir o nosso samba

Que é o bom!

 

Veja o desfile da escola

Ouça as pastoras a cantar

Lá, lá, lá,lá

(*)Recreio de Boa Memória – projeto/programa criado por MAWF , na Campanha década de 1990 pela ARPC-Rádio Comunitária 106,5

 

 

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.