Mais uma vez Governo Municipal deixa de reivindicar, da Brookfield , auxílio para o meio ambiente

Analistas da empresa Brookfield Energia Renovável, gestora da UHE Barra do Braúna, localizada no rio Pomba e consultores da Geometrisa estiveram ( 16/01/2018) com o prefeito municipal José Maria e o presidente do Conselho Municipal de Defesa Civil, Igor Miranda para “apresentar informações pertinentes a estrutura e funcionamento da hidrelétrica barragem da braúna”, conforme divulga o site do governo municipal recreio.mg.gov.br .


De acordo com a informação, postada no site, dia 17 às 10h41 e última atualização, no mesmo dia às 15h27, “os analistas ambientais, Diogo Kesley e Jonas Soares, acompanhados dos consultores da Geometrisa Recursos Hídricos, Tecnologia Ambiental e Segurança de Barragem, Daniela Ribeiro e Euclhides Cestari, apresentaram para o prefeito José Maria Barros e o presidente do Conselho Municipal de Defesa Civil, Igor Miranda, todas as informações pertinentes a estrutura e o funcionamento da hidrelétrica que abrange o território de Recreio e das demais que são gerenciadas pela empresa na bacia do rio Pomba”.

Ainda de acordo com a reportagem “Antes de encerrar o encontro o prefeito convidou os representantes da Brookfield para conhecerem o projeto do trem turístico “Trem Rio-Minas”, visitando a oficina de vagões e locomotivas e ficaram impressionados com o plano da ONG Amigos do Trem de resgatar o movimento ferroviário na região por meio do turismo; e que a Prefeitura de Recreio é parceira do projeto, acrescentou o site. O site termina a notícia, informando que “o chefe do executivo municipal aproveitou para pleitear um projeto de revitalização da principal praça do Município, a Praça dos Ferroviários ( FOTO ), e que “os representantes da empresa ficaram de analisar a possibilidade de ajudar a Prefeitura”.
O site não especifica como as informações foram passadas para o prefeito mas na foto que ilustra a matéria aparecem os analistas ambientais e os consultores visitantes e mais o prefeito e o presidente da defesa civil, com publicação intitulada PCH IVAN BOTELHO I que pra quem não sabe trata-se da “Pequena Central Hidrelétrica Zé Tunin que foi construída na bacia do Rio Pomba, no município de Guarani (MG), entre as PCHs Ivan Botelho II (Palestina) e Ivan Botelho III (Triunfo), com 8 MW de potência instalada, e seu reservatório tem área de 36 hectares de extensão ou 0,36 km². De acordo com o site Geração Grupo Energisa consultado por nossa reportagem, com acesso no dia 22/01/2018, “a construção deste empreendimento seguiu o alinhamento de um desenvolvimento sustentável com grandes vantagens sociais para os municípios envolvidos, entre elas a geração de emprego e benefícios ao comércio local na prestação de serviços ao canteiro e a região de Guarani que foi beneficiada por pequenos reservatórios que trazem amplas possibilidades de uso econômico, além de ser uma atração turística para o município.

Agora vai o nosso comentário, Mais uma vez, a exemplo dos prefeitos anteriores, o atual prefeito solicitou da Brookfield “projeto de revitalização de praça”. O últimos pedidos no governo anterior foi a criação de biblioteca com livros doados pela Brookfield. Desde quando teve início a obra da Barragem, não se tem notícia de nenhum pedido para a Brookfield apoiar ou realizar projeto dentro dos Programas Ambientais que deve ser realizado na região onde há instalação de qualquer barragem e usina hidrelétrica. Por que não pedir que olhem o nosso meio ambiente, que tem tudo a ver com a atuação da Brookfield que tem knowhow e que está apta e em condições de atender a esses apelos? Fica aí o nosso questionamento e que venham benefícios que realmente correspondam às necessidades de nosso meio ambiente já tão depreciado e ainda ao ecossistema de nossa região, tão negligenciado.
Todos sabemos que as empresas que conseguem as aprovações legais do governo para construir complexo de usinas hidrelétricas e barragens mesmo antes do início de sua construção, se comprometem em realizar projetos voltados para o desenvolvimento sustentável e cuidados com a natureza, a fim de que todos os programas ambientais propostos para a instalação sejam cumpridos. E que esses programas devem ter continuidade para melhor preservação da natureza que restou, depois que grande área da região é tomada pelas águas com a construção das barragens e usinas . Alguns dos programas : Programa de Comunicação Social e Educação Ambiental, de Conservação da Fauna Terrestre, de Conservação da Ictiofauna , de Monitoramento da Qualidade das Águas, de Conservação e Recuperação dos Solos, de Compensação Ambiental.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.